quinta-feira, 12 de março de 2009

Novo Fórum em Chaves

É novidade…
Não, não é dos romanos; não, não se trata de um novo achado arqueológico na cidade! É sim algo de novo, algo que nasceu, mas que importava ser criado. Havia uma lacuna e havia que ser colmatada.
Surgiu como uma ideia.
Um grupo de mentores gizou, preparou o caminho até chegar o dia, em que viu a luz, até chegar este dia, em que é apresentada à sociedade. Um Fórum, uma equipa multidisciplinar.
Faz falta. Vai ocupar um lugar que é seu, não é de minguem, por isso, não há o problema de gerar incompatibilidades.
Surgiu no decurso de uma acção de trabalho, num núcleo de professores da cidade, assume uma trajectória e objectivos definidos. Ligação intima com as escolas, tão intima como o feedback que se deseja com a cidade. Não é uma sociedade fechada, está aberta à integração de novos membros, assim, será mais rica.
Há uma lógica de intervenção cultural, de defesa e protecção do património (cultural, imaterial, natural, …) legado pelas gerações que passaram e que importa legar às gerações futuras, essas que ainda não vieram, mas que hão-de vir, e nesse momento, certamente gostarão de saber de onde vieram.
Reclama-se, acima de tudo, independência, não havendo pretensão de colidir com ninguém.
É um Fórum, o FÓRUM GALÁICO – TRANSMONTANO. E porquê? Tem a nossa raiz, transmontana, pretendemos intervir a jeitos de um Fórum, um espaço livre, de discussão de ideias, de crescimento individual e social. Algo produtivo. E nesta época de valorização das regiões interfronteiriças, a própria afirmação da eurocidade Chaves – Verin levou-nos à cogitação, à tentação. Vamos alargar horizontes, atravessar a fronteira, vamos também ao lado de lá. Há afinidades, há identidade.

Fundadores do Fórum: Maria Assunção Morais; José Alfredo Faustino; Luís Carvalho; Luís Geraldes; Fernando Castro; Fernando Pinto; Maria Cortinhas; Natália Gonçalves; Manuela Borba; Glória Santos; Paulo Lage.

segunda-feira, 9 de março de 2009