terça-feira, 27 de abril de 2010

PEC - O Roubo de Portugal

Muito se fala, muito se especula... muito se especula, os especuladores ávidos de sangue, esquartejam o nosso país o mais que podem, pretendem beber até à última gota. Até num mercado de apostas se especula que Portugal não vai conseguir atingir as metas, com as resoluções previstas no PEC. Com todo esse ruído mais se especula e as agências de rating queimam nos juros a cobrar por Portugal!!!
EStá na hora de fazer pouco ruído, não dar argumentos aos especuladores. Foi elaborado um PEC, há que aguardar os seus resultados...
Se os especuladores europeus insistirem, estará, porventura, na hora de procurar outros agenciamentos... Portugal sempre cumpriu com as suas obrigações, ao contrário dos gregos (que não é de agora o seu incumprimento), daí, provavelmente não ser díficil conseguir crédito noutras paragens (Ásia, América Latina ou do Norte, Médio Oriente, ...).
Há que procurar quem acredite em nós.
Os países da Europa Central estão a consertar uma estratégia que nos conduza irremediavelmente a um país de salários baixos, com empresas controladas por multinacionais desses países, ... É uma especulação direccionada... e a especulação tem um objectivo... espoliar Portugal ... dos seus recursos, das suas empresas, ... há que evitar isso... e há caminhos, há que ter coragem de enfrentar os especuladores, como quem diz, enfrentar Alemanhas, Franças, Holandas, ...
Se for preciso abandonar a moeda comum, ...

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Título do Jornal "A Bola "


Desportivo de Chaves vai ao Jamor

Sensasional DEsportivo de Chaves, no meio de profunda crise que ameaça a sua própria existência, afasta mais uma equipa da principal liga do nosso futebol, em eliminatória a duas mãos e apura-se para a final da taça de Portugal. É sem dúvida um feito histórico:) e digno de muito realce, uma equipa distante dos centros de decisão, a penar para sobreviver na liga de honra, cheia de dívidas, de receitas penhoradas, com salários em atraso, ... enfim, no meio do caos, e consegue esta proeza...
Parabéns Desportivo... Proeza transmontana!

Tradições de Páscoa - o jogo do panelo e o compasso

A tradição já não é o que era. A ilustrar esse lugar comum, as tradições de páscoa... a falta de padres leva a que em muitos lugares, neste importante e simbólico dia ,já não cumprimentamos o senhor prior, mesmo onde a religiosidade ainda se sente de forma muito profunda... Na paróquia de Vreia de Bornes apenas na aldeia de Eiriz se organizou o tradicional compasso, totalmente composto por leigos, porém, a alegria do Cristo ressusucitado chegou às casas da aldeia.
Tristemente, nas outras aldeias da paróquia outros valores se levantam...
No final as pessoas falam, desejavam ter Cristo nas suas casas, mas...
Enfim, perdura o jogo do panelo (foto em cima); no largo do Eirô, em Barbadães de Baixo, na tarde do domingo de Páscoa, o povo junta-se, trás panelos de barro, forma-se uma roda e as pessoas lançam o panelo para outra pessoa até que este cai e se parte, e atiram-se os cacos ao responsável pela sua perda.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Limpar Portugal - Acção de Educação Ambiental

São reconhecidos vários deficits na sociedade e na população portuguesa, sendo um dos principais (possivelmente o motor de ignição de outros vários) o deficit de civismo, o da falta de formação, inclusive de educação.
Embuido do bom príncipio de dar o exemplo, de mostrar como se deve fazer, de ensinar determinadas regras, e principalmente de zelar pela frágil saúde do nosso planeta, em Portugal foi organizada, no passado dia 20 de Março, também como forma de comemorar o equinócio de Março e o dia da árvore, a acção - campanha"Limpar Portugal".
Também a Freguesia de Vreia de Bornes se associou à acção. Não fomos muitos (11 elementos), mas os suficientes para mostrar que nunca devemos estragar o bom ambiente, despejando sem pejo, nem remorso o lixo onde quer que seja. Há locais próprios, muitas vezes, «mesmo à mão».
Lá andamos a limpar o que outros sujaram.
Será motivo de conversa, como quem diz, valeu a pena:
- eu sujei:) outros foram limpar!
Que vergonha, é próprio da ignorância as pessoas prestarem-se a tristes figuras.
Mas isso também é educar.
Alguém há-de fazer ver a essa ignorância o quão errada está.
Da próxima seremos mais, nesse pormenor, Eiriz está de parabéns, o Dr. Sandro (impulsionador na freguesia), e mais umas quantas pessoas dessa aldeia, bem como uma representação residual de Barbadães de Baixo marcaram presença.