sexta-feira, 9 de abril de 2010

Limpar Portugal - Acção de Educação Ambiental

São reconhecidos vários deficits na sociedade e na população portuguesa, sendo um dos principais (possivelmente o motor de ignição de outros vários) o deficit de civismo, o da falta de formação, inclusive de educação.
Embuido do bom príncipio de dar o exemplo, de mostrar como se deve fazer, de ensinar determinadas regras, e principalmente de zelar pela frágil saúde do nosso planeta, em Portugal foi organizada, no passado dia 20 de Março, também como forma de comemorar o equinócio de Março e o dia da árvore, a acção - campanha"Limpar Portugal".
Também a Freguesia de Vreia de Bornes se associou à acção. Não fomos muitos (11 elementos), mas os suficientes para mostrar que nunca devemos estragar o bom ambiente, despejando sem pejo, nem remorso o lixo onde quer que seja. Há locais próprios, muitas vezes, «mesmo à mão».
Lá andamos a limpar o que outros sujaram.
Será motivo de conversa, como quem diz, valeu a pena:
- eu sujei:) outros foram limpar!
Que vergonha, é próprio da ignorância as pessoas prestarem-se a tristes figuras.
Mas isso também é educar.
Alguém há-de fazer ver a essa ignorância o quão errada está.
Da próxima seremos mais, nesse pormenor, Eiriz está de parabéns, o Dr. Sandro (impulsionador na freguesia), e mais umas quantas pessoas dessa aldeia, bem como uma representação residual de Barbadães de Baixo marcaram presença.

Sem comentários: