O rastilho foi aceso e já houve explosões..daquelas que fizeram mossa. Fizeram mossa no tabuleiro da geopolítica mundial. Primeiro Ben Ali, ditador da Tunísia, hoje Hosni Mubarak,Presidente Egípcio.. Em Comum, tiveram que ceder às pressões de manifestantes populares, que não arredaram pé, enquanto lograram esse desígnio - afastar a classe corrupta governante do país.Em comum, esse vento suão, que varreu países do Norte de África. Em Comum, varreu ditadores que mantinham as rédeas do poder à várias décadas. Em comum, eram de certa forma ditaduras de países árabes aliadas dos países ocidentais, leia-se EUA.
A crise bateu forte e os mecanismos de controlo tão bem gisados por quem se eterniza no poder faliram... tal como a economia que serviu para enriquecer uns poucos de poderosos e corruptos que se acercaram do poder e cujos efeitos da crise passaram bem ao lado. Tão ao lado, que tal cegueira impediu de ver... aquilo que era fácil de ver...
Agora como vai ser? A democracia? o caos? Era disto que Bin Laden estava mesmo à espera!! Veio mesmo a calhar...
Ditadores de todo mundo... a vossa hora está a chegar... sede prudentes!!!
Mas como foi isto possível? a diplomacia costuma estar por detrás de tudo. Será que tudo isto foi obra do povo? Merecia um prémio Nobel! Ou ouve dedo por detrás? De quem? Um dia haveremos de saber estas respostas.
Mas o tabuleiro da geopolítica está exposto. Vamos ver ao que isto leva... Outras manifestações estão prometidas. Vamos ver que regimes aguentam, que regimes cedem, que regimes são atacados.
De uma outra forma.. o Bloco de Esquerda aproveitou estes ventos que sopram e promete ajudar a mudar o regime vigente em Portugal... que de alguma forma se assemelha aqueles todos que estão a ser varridos por aí...
Paralelismos à parte...isso fica para outra análise.
Sem comentários:
Enviar um comentário