Depois de um longo caminho, eis a Sessão Distrital do Projecto «Parlamento dos Jovens». Acima de tudo, começar por referir, que no incio foi uma projecto que tocou todas as turmas do 3º Ciclo. Com decorrer das várias etapas, os jovens deputados da nossa escola prepararam o melhor possível o tema sugerido, para elaborar um Projecto de Recomendação, com a finalidade de o levar à Sessão Distrital e se possível à Sessão Nacional. Desta preparação constou a realização de debates com técnicos especialistas. Realce para os debates com a presença de uma deputada da Assembleia da República (no caso, a Drª Paula Barros); para os debates com a presença dos Engs. António Rodrigues (EHATB); Antunes e António Pina (EDP) e José Carneiro (Câmara Municipal de Chaves, Depart. Ambiente. Estes debates foram muito elucidativos e enriquecedores e contribuiram para a elaboração de um Projecto de Recomendação de muita qualidade. Concluída a Sessão Escolar e eleitos os deputados à Sessão Distrital estavamos convencidos que o nosso Projecto, modestia à parte era muito forte. Tinha um objectivo preciso, orientado para a escola. Os alunos que o iam defender pensaram que primeiro que tudo estas ideias deveriam, a ser aprovadas, aplicadas primeiramente nas escolas, e que se bem sucedidas naturalmente, estas seriam transportadas para o meio familiar, comercial, ... da sociedade civil. A lógica alunos hoje... homens e mulheres do amanhã. Parte da estratégia então trabalhada assentava no pressuposto que as outras propostas, entretanto conhecidas, eram demasiado óbvias e generalistas, sem um rumo preciso. Contamos, então, com a colaboração de alguns professores da escola para trabalhar diversos aspectos a melhorar: a colocação de voz e dicção (profª Anabela), por um lado e análise e estudo dos Projectos das outras escolas, por outro (profª Sara). Na Sessão Distrital o nosso Projecto foi repescado (por aditamento), porque inicialmente não foi o mais votado, ganhando asas... e pode ser que em Lisboa continue a voar!!! Os nossos deputados, entretanto, não foram escolhidos para o defender na capital, na Assembleia da Republica, na Sessão Nacional. Aqui a tarefa era dificil, tendo sido eleitos deputados de 2 escolas, que representavam 2 cidades representadas com outras tantas escolas nesta Sessão, predominando esse efeito na eleição final.
(Nota: Publicamos o nosso Projecto de Recomendação no Post seguinte).
3 comentários:
Plagito, indo ou não à capital, creio ser muito meritório o trsbalho que terão desenvolvido - confio nas tuas capacidades e nas dos nossos colegas em geral. Não baixem os braços!
Vou gostar de ver o post (próximo, não é?).
o próximo, neste caso foi publicado antes (é o próprio projecto de recomendação).
Meu caro Gil tu como futuro licenciado em Direito, e como geografo podes aferir da qualidade deste projecto.
Plagito, projecto de excelência, quer a nível de conteúdos, quer a nível formal (muito bom preâmbulo; muito boas medidas). Espero que lhe prestem a atenção que merece... que seja implementado, obrigatoriamente, em todas as escolas públicas!
Enviar um comentário