quarta-feira, 28 de maio de 2008

Chaves e Aquae Flaviae

Os posts aqui trazidos são o resultado de eventuais discussões. Discussões que geram outras discussões... repousam... fermentam, noutras discussões e após alguma reflexão são aqui trazidos como a formação de meras opiniões pessoais... muitas delas muito discutíveis...
Um desses casos... que discorre de discussões sobre património cultural é a seguinte: eu não me importava e até gostava de viver numa cidade chamada «Aqua Flaviae».
Até que ponto seria vantajoso ou pelo contrário um ultraje mudar o nome de uma cidade, de uma localidade?
Neste caso não seria mudar o nome, porque traduzido do latim para o português Aqua Flaviae significa "Águas de Chaves".
É bem certo que o Latim já há muito que saiu de circulação... Também gostaria de acrescentar que esta ideia não deriva de nenhum saudosismo, mas que seria um valor a acrescentar como factor de progresso!!
É certo e sabido, que o desenvolvimento do turismo é uma das portas do progresso e do crescimento económico - falamos de gerar riqueza para um lugar. Também sabemos que vender um lugar como destino turistico, passa muitas vezes por associar imagens de marca... Chaves tem passado, tem tradição, tem património, tem tudo para ser um lugar turistico de eleição... além do mais tem um nome poderoso - Aqua Flaviae.
É uma ideia, uma sugestão (pelo menos colocar nas placas indicativas da cidade os 2 nomes)

2 comentários:

o que me vier à real gana disse...

Porque não, plagito? Isso já existe com os teus vizinhos mirandeses (agora não sei se estou certo! Penso que as placas estão em português e no dialeto). Vá, tratem disso com os vossos autarcas. Ninguém vos levará a mal... pelo contrário!
Lá bonita, é a vossa cidade, sim! Se a designação latina puder ajudar em termos de marketing, tanto melhor!

plageonline disse...

Os habitantes de Chaves até são designados flavienses...