terça-feira, 20 de maio de 2008

visitas de estudo / a crise económica

Visitamos uns dias atrás o Visionarium, em Santa Maria da Feira, depois fomos visitar a cidade romana de Tongóbriga, perto do Marco de Canaveses.
Lições de História, Geografia e EMRC (Ciências Sociais e Humanas) a par de outros bons momentos de convivio e sempre cheios de peripecias.
Na 2ª visita, passamos ainda na cidade do Porto, pelo centro histórico e pela costa, estudamos a dinâmica do litoral e fomos ao Mosteiro de Leça do Balio...
Dias diferentes... alunos diferentes... consolidação de conteúdos, observação in loco de muitas coisas aprendidas ao longo do ano...
O Visionarium, centro de Ciência, que diga-se deverá evoluir com o tempo, melhorar, diversificar, inovar - critica recorrente, de quem considera que parou no tempo; há muitos anos que oferece o mesmo a quem o visita, e perde em comparação com centro similar existente na Coruña, que pelo menos nesta região do Norte concorre com o Visionarium.
Inovação, originalidade também se pede aos nossos governantes... Disse o Ministro das Finanças numa reunião da União Europeia que vivemos tempos dificeis!!
Que não estavamos habituados a uma conjuntura de juros altos, energia (petroleo) a subir todos os dias, cereais inflacionados e estas coisas todas a condicionaram os preços do resto, numa tendencia generalizada de subida dos bens essenciais...não estavamos habituados!!! O consumo retrai-se, as empresas produzem menos, porque não vendem, começam a dispensar trabalhadores... é a escalada da crise... não estamos habituados e não queremos.
Opções?
Capacidade de controlo! um dos pontos fortes deste governo!! a Ministra da Educação pode ensinar... só que em relação ao contexto internacional... influenciar o BCE a descer os juros; a OPEP a estabelecer um valor de produção de petroleo que garanta o petroleo mais barato, fazendo recuar os preços para níveis, no minimo de 2007; controlar os preços dos cereais no nosso país, com uma intervenção firme no sector da agricultura...
Falta coragem... é impossível?...
Então nada a fazer, cruzamos os braços?
Inovem... Inventem um prémio nobel em Portugal... é disso que estamos a precisar...

1 comentário:

o que me vier à real gana disse...

Excelentes conselhos, plagito! Mas, como sabes, eles não ouvem bem. Quanto ao Visionarium, pois não sei, na verdade nunca lá fui. Se é como dizes, têm k dar aos sapatos!