sábado, 13 de setembro de 2008

novo ano lectivo, as melhores expectativas

Fomos bafejados por uma semana fértil em notícias novelisticas, vamos ver no que dão os próximos episódios.
Os membros do actual governo continuam a pintar de um cor de rosa brilhante o quadro da educação em Portugal. Ele foram os números do sucesso escolar, ele foram os novos recursos tecnológicos, computadores, quadros interactivos, foi o dia do diploma e do mérito, ...
Mas é tudo política, gestão política.
Pois, no primeiro dia de aulas a rtp, a televisão pública, ou do estado, insistiu e repetiu que entre as novidades para o novo ano, os professores iam ser avaliados pela primeira vez!! de tão enganosa que essa noticia, repito, repetida vezes foi enunciada ou traduz algo premeditado ou uma ignorância do tamanho do mal que têm feito à educação. Também os nossos governantes terem dito que este ano iria correr muito bem... de que ponto de vista?
os professores serem humilhados ao ponto de serem tratados de forma diferente (os titulares que têm os cargos, que beneficiam de reduções por isso), de fazerem permanentemente trabalho de estágio, (afinal são quadros ou estagiários?), de serem sujeitos a uma avaliação duvidosa (como se viu na avaliação dos contratados no final do ano lectivo findo!!).
O ano vai correr, dúvido muito é que corra bem.
Esperamos que sobre algum tempo para dedicar aos alunos (até aqui o grande centro das atenções dos professores).
Também sabemos que o sucesso irá melhorar (os professores sempre quiseram ter taxas de sucesso elevadas (mesmo por uma questão psicológica e de auto - estima), mas agora a acrescentar a isso há a definição de metas (que não podem ser menores de ano para ano (tem implicações na avaliação), de modo que é garantido - as taxas de sucesso vão ter de ano para ano uma aproximação dos 100% (realidade ou fantasia?).

Sem comentários: