Barbadães (há de Baixo e de Cima)!! Nome aparentemente estranho! Donde provirá?
Aldeia situada no distrito de Vila Real, concelho de Vila Pouca de Aguiar, freguesia de Vreia de Bornes, nesta era terá entre 200 a 500 habitantes, registando um claro declinio demográfico após o apogeu tido pela maior parte das freguesias da região no final dos anos 50 - 60.
Localizada numa encosta da serra da Padrela vê para ocidente o vale Verin - Penacova. VAle que nesta área abriga várias nascentes termais (Pedras Salgadas, Vidago, Cardal, Chaves, Carvalhelhos, Cabreiroá, ...).
Voltando à origem dos nomes. Trata-se de uma mera hipótese. São PAulo nasceu faz este ano 2000 anos; as suas tarefas missionárias e dos seus disciplos estenderam-se a toda a Europa. Certamente chegaram aos lugares onde hoje se situa Vreia de Bornes, Barbadães e outras localidades.
Sendo que Vreia de Bornes derivará de Bereia, uma das célebres cidades gregas visitadas por São Paulo, e da qual algum habitante, algum discipulo ou quem sabe o próprio São Paulo, pretendeu homenejar atribuindo tal designação a alguns locais onde passou (no caso Vreia de Bornes). E o caso remete-nos para esta origem grega, dado o nome de Barbadães. Possivelmente, alguém desse grupo missionário foi acometido por alguma doença, por algum problema de saúde, tendo encontrado uma planta usada na antiga Grécia com fins medicinais a Aloe Barbadensis, a mais que certa origem do termo Barbadães.
" Na Grécia antiga, suas aplicações curavam desde a dor de estômago até a queda de cabelo, passando pelas alergias, dores de cabeça, manchas na pele, queimaduras e ferimentos em geral. Considerada pela comunidade cientifica como antibiótico, adstringente, coagulante, inibidora da dor e estimulante da regeneração dos tecidos e da proliferação das células, essa planta milenar vem conseguindo o respeito de todo o planeta".
Talvez uma eventual resistência da mensagem de Deus tenha produzido alguma espécie de ferimentos e levado aquele grupo a permanecer algum tempo ou a radicar-se por estas paragens, e homenagens ao remédio salvador e à pátria distante estejam na origem dos nomes Vreia e Barbadães.
Certo é que ainda hoje permanecem as 7 sentenças supostamente relacionadas com as 7 famílias? ou grupos fundadores: Apolinários, Mesquitas, Mendes, Borges, Perdigões, Canavarros, Alves (as quais sentenciam a distribuição das águas de rega do povo).
Neste caso alguma relação com a real fundação por missionários gregos ou serão familias já posteriores a essa fundação? Será uma dúvida para permanecer.
Sem comentários:
Enviar um comentário