Devemos estar preocupados? Desde meados de Dezembro que todas as semanas tem nevado!! Dirão alguns, é Inverno. Estas coisas a acontecerem é nesta estação. É verdade, mas assim com esta frequência? Aí está a anormalidade.
Além da neve, este fim de semana foi mesmo de temporal: frio, chuva, neve, vento forte, com rajadas; consequência, árvores, chaminé, cruzeiro, postes do telefone, ... derrudados, muitos estragos.
Era dito, não há muito tempo, num programa na televisão, que o anterior presidente dos EUA tinha na sua secretária um qualquer relatório que indicava alarmantes alterações na corrente quente do golfo do México, que transporta enormes quantidades de energia em direcção ao Atlântico Norte e mantém a Europa com um clima ameno (ao contrário das mesmas latitudes no continente norte americano que registam uma assinalável diferença de temperaturas (lá muito menores). Escusado será dizer que foi dito no mesmo programa que tal relatório foi arquivado numa gaveta, e certamente esquecido. Há esperança, pelo menos, que esta nova administração opere uma mudança de mentalidades e se preocupe com o futuro do nosso planeta. Que as questões ambientais sejam vistas com outros olhos, que não apenas economicistas.
Pelo que se sabe, o aquecimento global tem uma consequência (entre muitas outras) que é o degelo das calotes polares e dos glaciares.
Bem, o degelo do oceano Glacial Árctico e na Gronelândia, introduz água extremamente gelada (e água doce) no caminho da corrente quente do golfo, alterando-lhe as caracteristicas, enfraquecendo os seus superpoderes de condicionar o estado do tempo na Europa. Será que é isto que está a acontecer? Estará a gerar-se uma equidade de temperaturas ao nível das mesmas latitudes (Europa - América), consequência do aquecimento global e das alterações do clima? Será somente porque é Inverno, e é altura deste tipo de situações meteorológicas?
Sem comentários:
Enviar um comentário