Assistimos no decorrer da última semana a uma perseguição à chama olímpica!! O objectivo é de certa forma «apagar» os Jogos Olímpicos de Pequim, a terem lugar neste Verão, sob o pretexto da repressão no Tibete (e na Uigúria). Apelar ao boicote aos Jogos é uma dessas formas.
Todavia, o espirito olimpico, é o espirito desportivo, pouco compativel com a forma de protesto que a propria chama olimpica está a ser alvo. Os mentores destes protestos já chegaram a essa mesma conclusão... a chama dos protestos pode acompanhar o percurso (que não vai ser alterado) da chama olimpica.
Também associo a minha voz à do oprimido povo tibetano (e uigur).
Mas a grande questão: serão legitimas e legais as declarações unilaterais de independencia, como sucedeu à não muito tempo no Kosovo? E se o Tibete, à luz desse precedente pedisse a independência? A China certamente indeferia, esmagava pela força e que mais?
Os Jogos Olimpicos teriam lugar? Haveria boicotes? de que países? Que significariam esses boicotes no xadrez geopolitico global? Quem sairia beneficiado?
Bem, os Jogos Olimpicos movimentam milhões (de dolares, de pessoas); Pequim foi escolhida porque a China demonstrou uma certa abertura, progressos no respeito pelos direitos humanos...
Por falar nisso e que dizer do Robert Mugabe e do que se passa no Zimbabwe?
Que é feito dos resultados? Quando é que foram as eleições?
Quando não se respeitam os Direitos Humanos é fácil prever o rumo dos acontecimentos... Se fosse assim fácil acertar nos números do Euromilhões!!!
1 comentário:
Bem hajam os Jogos Olímpicos para pôr a nú um problema que já se arrasta há dezenas de anos e que o mundo teima em não ver. Valores mais altos se levantam: o capitalismo imposto pela China e que é tão do agrado de muiiitos.
Enviar um comentário