quinta-feira, 19 de novembro de 2009

África Nossa

A nossa selecção conseguiu o feito de se classificar para mais um mundial, não falhando qualquer grande competição internacional de selecções desde o ano 2000. A dado momento esteve difícil, depois, esteve quase impossível, mas não passou de quase, e finalmente os nossos jogadores lá deram a volta às dificuldades, tornaram-se num grupo, não de um bando de individualidades e lá se atingiu o objectivo.
Desta vez tivemos aquela estrelinha que faltou durante a fase de grupos! Aquela estrelinha que dizem acompanha os campeões! Bem, nesta fase de repescagem, os ditos play - off, não primou o individualismo, primou o grupo! Esperamos que a chegada do capitão, o dito melhor jogador do mundo não inverta o status agora criado, equipa, jogo solidário, entreajuda, esforço. Recorde-se que CR não contribuiu com um só golo para a África Nossa!
Acrescente-se que Portugal como equipa, terá equipa para defrontar qualquer outra selecção e tendo a dita estrelinha poderá sonhar!!
Porém, existem handicaps e riscos... acabamos de falar de um que deriva da atitude. Outro deriva do próprio seleccionador, ele próprio um risco! Ultimamente sobressai pela falta de clarividência, por proferir afirmações estranhas, nada adequadas à posição que ocupa! Parece que perdeu o juizo e não sabe o que diz, não medindo consequências! «uma cabazada de público» ... Pior que as suas afirmações desmedidas são as suas opções... E neste caso poderei ser criticado porque as suas escolhas surtiram efeito... Pepe a médio faz recuar o centro de gravidade do nosso futebol para a proximidade da nossa área; faz perder o apoio aos nossos laterais, nomeadamente o Duda! (estas situações foram de facto mais visiveis no primeiro jogo do play -off, quando a Bósnia jogou na máxima força). Na escolha das substituições também não acerta muito!
Nestes aspectos há muito a melhorar!Oxalá!
É que Portugal, chega ao Verão e torna-se futeboldependente, é imperativo fazer uma boa figura! Ainda por cima no primeiro mundial africano, mesmo nas barbas de Angola e Moçambique, nossos estimados povos irmãos...
Apoio não haverá de faltar... na falta desses paíse que não se classificaram, vai ser como jogar em casa!

Sem comentários: