terça-feira, 3 de novembro de 2009

União Europeia, Que União?

Um dos temas em agenda na discussão do dia de hoje, teve que ver com liberdade e responsabilidade (individual) e identificação de possíveis situações de conflito relacionadas com direitos / deveres das entidades patronais e empregados presentes no Código do Trabalho.
Acessoriamente saiu na liça a questão da União Europeia. Recentemente o povo foi chamado às urnas para proceder à eleição dos nossos representantes no Parlamento Europeu. Salientou-se que a campanha eleitoral não foca, nem trás para primeiro plano questões importantes ou haverá questões que não são nem devem ser debatidas?
Por exemplo, a existência de um salário mínimo europeu!! É utópico, não podemos comparar realidades, estruturas! Haveria a oposição de alemães, franceses, britânicos e demais parceiros!!
Alto lá igualdade, Alto lá união!! Dizem os pequenos (como nós), assim nunca mais lá chegamos, estamos melhor assim, dirão outros!!
Tudo isto são possibilidades.
Quando evoluirmos e atingirmos um patamar os outros parceiros europeus onde já estarão. Será isto uma União Europeia?
Reclamamos um salário mínimo europeu, naturalmente melhor, este produziria consequências ao nível das estruturas e da economia, implicaria melhorias na distribuição da riqueza, na diminuição da corrupção, ...
Porém, foi pacífico, estamos a evoluir. Atingimos um tempo em que os todos poderosos não estão seguros no seu pedestral. Não há inatingiveis pela lei, que o digam Armando Vara, todos os implicados no caso BCP, BPP, ...... São individuos que não precisavam de chegar a este ponto mas...

Sem comentários: