domingo, 23 de março de 2008

Uma Páscoa Feliz Para Todos

A Páscoa o que significa? a saída do povo hebreu do Egipto rumo à terra prometida por Deus a Moisés? a ressurreição de Jesus Cristo, Nosso Senhor? Nada? Algo que faz pensar, que moldou os modos de vida de muita gente, durante séculos (e continuando a fazê-lo)?
A vivência religiosa está em declínio, pelo menos na sociedade ocidental, pelo menos está a ser substituida, na sua essência, por uma cultura materialista. São os novos dogmas, é a aspiração da maior parte da população.
Jesus Cristo, um insurreito para muitos, um profeta ou o Filho de Deus, defendeu as suas ideias, os seus valores de bondade, fraternidade, igualdade, liberdade à mais de 2000 mil anos. Revolucionário? o designio do destino? Pelo que se sabe morreu na defesa da sua causa.
Deixou a semente, como quem diz seguidores.
Independentemente de sermos crentes, ateus, agnósticos ou de algum credo em particular, a mensagem que nos é transmitida como grande cerne desta quadra e da semana santa devia-nos fazer reflectir um pouco.
Este designio, esse desejo, esses valores talvez possam contribuir para sermos cidadaos um pouco melhores, talvez a sociedade fosse mais solidária, mais equilibrada e justa.
É também uma ideia.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sem dúvida , plagito, se a mensagem que nos é transmitida na Semana Santa (por exemlo a suprema humildade do "lava pés") fosse interiorizada e levada a cabo por todos nós (mesmo que não fossemos todos), o mundo seria outro... BEM MELHOR!